quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A paciência esgota-se porque stock no cérebro é limitado


Agora sim entendo! Minha paciência nunca se esgotou, eu que usei-a demasiadamente... (hehehe)

Tudo explicado em :
A paciência esgota-se porque stock no cérebro é limitado


Áreas de resposta cerebral analisadas por ressonância magnética 2012-07-09

Paciência de voluntários analisada através de imagens de ressonância magnética

Um estudo conduzido por uma equipa de cientistas na Universidade de Iowa (Estados Unidos) mostrou o que acontece no cérebro quando determinada pessoa fica sem paciência. Segundo o neurocientista William Hedgcock, existe uma capacidade limitada no cérebro para o autocontrolo, que vai diminuindo “conforme o uso”.



Para a investigação, a equipa usou imagens de ressonâncias magnéticas, que dispunham a actividade cerebral de voluntários durante a realização de tarefas que exigem autocontrolo. As imagens mostraram que a actividade no córtex cingulado anterior – uma área responsável por reconhecer situações que exijam o domínio dos impulsos – permaneceu estável; e na zona do córtex pré-frontal dorsolateral, responsável por manusear o autocontrolo e pela escolha das melhores respostas para as situações problemáticas, não permanecia igual.

Esta área é activada com menor intensidade depois de cada esforço, dando sinal que “a paciência vai se esgotando”. O cientista interpretou esses resultados como uma prova de que as pessoas não têm problemas em reconhecer situações que provoquem ansiedade e exijam autocontrolo. No entanto, é mais difícil manter a calma e tomar as melhores decisões se o stresse for contínuo ou recorrente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário